Projetos



Projetos Nacionais

- IFM I

- IFM II

 

Projetos Internacionais



Última Atualização: 31/07/2008

Projetos
IFM II

IFM

IFM II - Instituto Fábrica do Milênio

Os objetivos gerais do Instituto Fábrica do Milênio (IFM) podem ser entendidos como a proposição, o desenvolvimento e a disseminação de mecanismos para o aumento da competitividade e do conhecimento científico e tecnológico das indústrias de manufatura, especialmente as de bens de capital, instaladas no país. Tais objetivos podem inicialmente parecer muito abrangentes e pretensiosos. Entretanto, o conjunto de instituições e projetos envolvidos forma uma massa crítica que os capacitam a desenvolver um espectro de pesquisas (que abrangem desde o desenvolvimento de tecnologias industriais básicas até elementos de gestão) que podem, se organizadas de forma integrada, contribuir efetivamente para o desenvolvimento das indústrias brasileiras.

Desta forma, o papel principal da coordenação do IFM é o de gerir a integração destes projetos e promover a difusão de seus resultados. Com esse propósito, uma das metas deste projeto é a FIM - Fábrica Integrada Modelo: um mecanismo de integração e disseminação de resultados. A FIM será um modelo de empresa ideal que poderá ser visitada pelos profissionais brasileiros, tanto presencialmente quanto pela Internet, para que todos resultados do projeto possam ser absorvidos de forma mais rápida, efetiva e sustentável.

O projeto é inovador no sentido de promover uma ação conjunta e em rede, que abrange diversas áreas do conhecimento, e cujo resultado integrado pode efetivamente aumentar a competitividade de empresas de manufatura do setor de bens de capital e metal-mecânico no Brasil.

Este é também um projeto integrador. A quantidade de recursos solicitada para cada pesquisador envolvido é relativamente pequena. A grande motivação do projeto é o potencial de realização conjunta que se consegue com a manutenção da rede do IFM.

O IFM-II abrange pesquisas nas seguintes 3 grandes áreas:

  1. Desenvolvimento de tecnologias de gestão de processos de negócio, onde uma das 10 subáreas é a de conceitos e modelos para Redes Colaborativas de Organizações.
  2. Desenvolvimento de tecnologias de fabricação.
  3. Desenvolvimento e aplicação de tecnologia de informação, onde uma das 9 subáreas é a de concepção e implementação de sistemas computacionais de suporte às Redes Colaborativas de Organizações.


Escolha os Projetos na barra lateral.

Destaque

Workshop Ecolead WP5 - Antuérpia (Outubro de 2004)

:: Mapa do Site ::

:: Webmaster ::

Última Atualização: 20/06/05

Back to Home Page Back to Home Page Home Page Sobre o GSIGMA Membros da Equipe Área Restrita Projetos Publicações e Acervo Protótipos de Software Área de Educação e Treinamento